Refimosal

A Empresa

Histórico

Severino Praxedes

A REFIMOSAL Refinação e Moagem de Sal Santa Helena Ltda, sucessora da Moagem de Sal Santa Helena Ltda, foi fundada em 1977 pelo sócio majoritário falecido Severino Praxedes Sobrinho, com atividade principal de "Preparação de Sal para alimentação", beneficiamento do sal desde da extração até o refinamento, embalagem e acondicionamento. Sucedida pelos seus filhos Evandro Praxedes, Conceição Praxedes e Socorro Praxedes, nas diretorias Comercial/Produção, Financeiro e Administrativo, respectivamente.

Com o passar dos anos, surgiu a necessidade de modernizar o sistema produtivo, quando a empresa substituiu totalmente a estrutura de máquinas, equipamentos e alvenaria antigos por uma refinaria moderna.

O referido sistema proporcionou à REFIMOSAL, um lugar de destaque com vantagem competitiva em relação a concorrência. Outro ganho com esse processo foi a redução dos impactos ambientais, questão bastante preocupante atualmente.

O investimento trouxe muitos resultados positivos, como o aumento na capacidade produtiva mensal e melhoria significativa no padrão da qualidade do sal, pois a nova estrutura possibilita um rigoroso acompanhamento do processo através de analise de dosagem de iodo, antiumectante, granulometria e microscopia, realizada em um laboratório de controle de qualidade do sal instalado em dependências da empresa, garantido que os produtos saiam em conformidade com os requisitos de qualidade exigidos pelos clientes e legislação vigente.

A REFIMOSAL destaca-se pelo atendimento às necessidades do mercado por um produto de maior padrão de qualidade, produzido por tecnologias pioneiras no ramo salineiro, o que fez com que em pouco tempo ela ganhasse destaque e se tornasse uma das maiores e mais modernas empresas de beneficiamento de sal marinho do país.

Com uma estrutura cada vez mais moderna, a REFIMOSAL atende a todas as regiões do país, abastecendo com sua diversidade de produtos, industrias alimentícia, têxtil, quí­mica, farmacêutica, curtumes, frigorí­ficos, pecuária, charqueadas, etc.

Produz várias marcas próprias de sal, dentre as principais marcas, já bastante consolidadas em todo paí­s, estão o Sal Marfim®, Sal Pluma®, Sal Mimosal®, Sal Têxtil® e Sal DuRebanho®, além de terceirizar grandes marcas nacionais, como Sal Globo® e Zaeli®.

Desde de 1998, a REFIMOSAL trabalha constantemente em seu Programa de Qualidade Total.

O compromisso com a qualidade é uma de suas principais diretrizes, que investe cada vez mais para oferecer um produto que possa atender os mais rigorosos padrões de qualidade, uma prova disso é que a REFIMOSAL é também pioneira na implantação de programas de qualidade como 5s e Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPF).

Em agosto de 2011, a Refimosal conquistou o título de 1ª empresa de sal do Rio Grande do Norte e do Brasil certificada no Sistema APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle na Empresa. A empresa realiza a implantação do programa desde novembro de 2010, iniciando com a realização de Seminário de Gestão da Qualidade Ampla no Hotel VILLAOESTE, com a presença de 130 empregados e colaboradores, das diretoras Conceição Praxedes e Socorro Praxedes. A Refimosal reformulou o seu refeitório e qualificou o quadro com treinamentos realizados por nutricionistas com base nas normas de fiscalização e higiene alimentar; treinamentos e qualificação do seu quadro de empregados e encarregados; palestras mensais de saúde e qualidade de vida para o empregado; cronograma de vacinação; programa de avaliação da saúde geral do empregado “Indústria Saudável”; reforma e ampliação das instalações do cadeia produtiva; reforma de vestiários; plano de saúde odontológicos, dentre outros procedimentos para alcançar o certificado.

O Sistema APPCC proporciona a garantia da produção com eliminação de riscos físicos, químicos e biológicos, melhoria da qualidade dos produtos, maior satisfação dos seus clientes internos e externos, tornando a empresa mais competitiva e ampliando as possibilidades de conquista de novos mercados, como por exemplo o internacional.

O próximo passo será o treinamento individuas dos diversos setores que formam a empresa como Produção, Embarque, Almoxarifado, Laboratório, Oficina, Transportes, Compras, Restaurante, Segurança do Trabalho, dentre outros e o Escritório central.

A certificação no APPCC com base nos critérios do PAS Nacional, possibilitará a empresa a obtenção com maior celeridade de outras certificações correlatas à área de atuação como o ISO 9001 e 22000.

Missão

Ser uma empresa que contribui de forma responsável para atender o mercado consumidor de sal em um segmento diferenciado nos critérios da qualidade do produto e dos serviços disponibilizados, participando com responsabilidade sócio-ambiental do crescimento da região e do país onde atuamos, com objetivos claros para busca de resultados que nos permita crescer de forma gradual e sustentada.

Objetivos

  • Fidelizar nossos clientes ativos e prospectar novos mercados;
  • Aumentar a produção, atender os pedidos no prazo, ampliar a nossa participação no mercado nacional e certificar o nosso sistema de gestão da qualidade;
  • Motivar e Comprometer a nossa equipe com os objetivos de nossa empresa;
  • Fortalecer a economia da região onde atuamos, eliminar doenças ocupacionais, acidentes do trabalho e reduzir os impactos ambientais.

Visão

Tornar-se referência em qualidade de serviços, produção e comercialização dos diversos tipos de sal regulamentados nacional e internacionalmente.

Política de Qualidade

  • Atender aos requisitos e a satisfação dos nossos clientes, fornecendo o sal produzido dentro dos mais elevados níveis de qualidade, assegurados por um rigoroso controle das especificações técnicas e de segurança alimentar;
  • Desenvolver as atividades, utilizando modernas tecnologias, buscando a produtividade requerida, para melhoria contínua da gestão e do crescimento de nossa empresa;
  • Respeitar, valorizar e capacitar nossa força de trabalho;
  • Promover o Desenvolvimento Social a Segurança do Trabalho e o Respeito ao Meio-Ambiente.